A importância das datas comemorativas para o varejo e o quanto as marcas precisam se destacar

Agência Dmais > Artigo > A importância das datas comemorativas para o varejo e o quanto as marcas precisam se destacar

brindes-para-mulheres-o-que-dar-no-dia-das-maesVocê tem uma exata noção da grande importância das datas comemorativas para o varejo? Parece difícil tentar exemplificar isso de uma maneira mais simplificada, não é mesmo?

Para muitos esse momento pode ser relacionado às famosas trocas de presentes, mas trata-se de algo muito mais amplo do que isso!

Essas datas cada vez mais vêm se transformando em importantes impulsionadores do comércio e podem ser responsabilizadas inclusive pela modificação comportamental de muitos consumidores.

No Brasil podemos citar 5 datas comemorativas como sendo a mais expressivas nesse sentido, sendo o Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e por fim, o dia das crianças!

Para se ter uma ideia, somente o Natal consegue gerar um faturamento equivalente a mais ou menos três meses recorrentes do ano! Parece surpreendente, não é mesmo? Mas é algo fundamental para o mercado, e sem uma marca se planejar e focar em seus objetivos usando esses momentos chaves do ano a seu favor, podendo conquistar ótimos resultados.

A seguir, nesse artigo, você entenderá um pouco melhor sobre essas datas e como é importante que as marcas procurem se destacar nesses períodos!  Confira!

Entenda a importância das datas comemorativas para o varejo

Conheça um pouco mais sobre elas e como elas podem ser importantes para a sua empresa.

ceia-de-natal-600x400Como dissemos anteriormente, no Brasil, há cinco datas comemorativas muitos expressivas para o varejo. Confira quais são elas abaixo e tenha acesso a algumas informações e curiosidades:

  • Natal: Provavelmente essa é a data comemorativa mais expressiva para o âmbito comercial, é justamente quanto muitas marcas se dedicam a uma grande mobilização, buscando meios de revelar aos seus consumidores diferenciais, como ações promocionais, experiências, campanhas, entre outros. No Brasil a data ocorre no dia 25 de dezembro, bem como nos demais lugares do mundo! Como é de conhecimento de uma grande parcela de pessoas, a data refere-se ao nascimento de Jesus, mas curiosamente antes era considerada a celebração do deus petra (Mitra Luz). Visando aproveitar a grande aceitação da celebração popularmente, a igreja promoveu a troca de uma celebração pela outra. O Natal é o período mais rentável para o varejo, e por isso nessa época a concorrência é uma constante.
  • Dias das Mães: No Brasil a sua comemoração se dá sempre no segundo domingo do mês de maio, já em outros países geralmente ocorre entre o primeiro e o ultimo domingo do mesmo mês. Inicialmente a data surgiu para homenagear uma mãe americana chamada Anna Jarvis, que em conjunto com algumas amigas iniciaram um movimento com o intuito de fazer com que a criança homenageasse suas mães! Mas foi em 1949 que a data ganhou proporções mais comerciais, e desde então tornou-se um momento muito substancial para muitas marcas!
  • Dia dos Pais: Talvez uma das criações de datas com maior cunho comercial de todas. Assim como o dia das mães, a data também foi originada nos Estados Unidos, até então para homenagear um pai que teve que criar seis filhos sozinhos. Em outros países a data é celebrada sempre no terceiro domingo de junho, já no Brasil é sempre no segundo domingo de agosto.
  • Dia dos namorados: Criada por João Dória (Pai) a data foi inspirada no Valentines Day, que acontece no dia 14 de fevereiro. Já a escolha do dia 12 de junho se deu por uma necessidade de aquecer o período de vendas para as vendas. O mês de junho até então era considerado um dos mais fracos para o mercado. A data foi escolhida à dedo, sendo perto da celebração de Santo Antônio!
  • Dia das Crianças: Em outros países a celebração desse dia corre em 20 de novembro. No Brasil a comemoração surgiu por virtude de uma lei no ano de 1924, sendo que se tornou um momento mais comercial na década de 60. A escolha do dia 12 de outubro também tem referencia à celebração de Nossa Senhora, padroeira do Brasil. No período dos anos 60 sua maior consolidação se deu por meio de uma promoção dedicada a uma boneca famosa na época, chamada Bebê Robusto!

Diante de todas as informações e curiosidades, fica evidente que as empresas devem sempre ficar atentas a um atendimento exemplar e também a conseguirem aproveitar da melhor maneira as demandas e desafios propostos por esses momentos de grande lucratividade!

As datas comemorativas podem ser trabalhadas em ações, eventos e campanhas de trade e cabe ao profissional de marketing e agência explorar os temas das formas mais criativas para aproximar a empresa dos seus clientes.

A vasta importância das datas comemorativas para o varejo deve seguir um planejamento e estratégias criteriosas, e por isso é fundamental contar sempre com o apoio de uma agência focada nesse tipo de expertise, como a Agência Dmais!

Leave your thought