Dia de São João

Agência Dmais > Sem categoria > Dia de São João

O dia de São João (24 de junho) é a celebração de uma importante festa cristã que costuma ser comemorada no Brasil por meio da realização das esperadas e animadas festas juninas!
Comidas típicas, danças e muitas iguarias marcam esse período em todo país! Mas fora as festas, é importante salientar também a histórias e motivos pelos quais o mês de junho agrega essa tradição.
Tudo começa quando o profeta João Batista previu a vinda do Messias. Ele também foi responsável pelo batismo do mesmo!
Quer saber mais sobre esse período importante da história cristã e outras informações e curiosidades? Então continue conferindo esse artigo!

Dia de São João (24 de junho) – entenda o significa e tudo que abrange essa festividade no Brasil

festa junina
De acordo com muitos relatos bíblicos e históricos, João Batista foi o santo mais próximo de Jesus. Isso porque ele era seu parente de sangue e também foi o responsável pela realização do seu batismo nas água do Rio Jordão.
Para o cristão, a anos e mais anos a trajetória de João Batista é vista como uma grande preparação para a chegada de Jesus. Inclusive, seu nascimento é indicado em meio ao Novo Testamento – incluindo relatos de fé e milagres.
O dia de São João Batista é considerado um dos festivais mais antigos em meio a história do Cristianismo e já é possível acompanhar seu aparecimento em 506 d.C.
Não obstante, o nascimento de João Batista aconteceu três meses depois da celebração da Anunciação, no dia 25 de março – sendo exatamente seis meses antes do Natal.

As festas juninas – um prato cheio para diversão, cultura e comidas típicas e únicas!

traje-típico-festa-junina-12-600x400
As famosas e até mesmo aguardadas festas juninas, também conhecidas como “festejos de São João” são comemoradas por muitas pessoas em todo território nacional, marcando o dia 24 de junho como o ápice das celebrações (embora o mês seja dedicado a esse momento). – mas é no dia 24 que se comemora o aniversário do conhecido “Santo Festeiro”.
Segundo algumas lendas, dia de São João (24 de junho), é quando o Santo dorme durante todo o dia para não visualizar as fogueiras na Terra e ter mais vontade de celebrar também! Por isso, é muito comum a prática de se disparar fogos de artificio, que é uma maneira de acorda-lo!
Lado a lado com outras datas importantes do período, como a Festa de São Pedro e Também Santo Antônio (conhecido por ser o Santo Casamenteiro), a Festa de São João é sem sombra de dúvida a mais famosa do País.
Nessa ocasião costumam ser realizadas uma série de brincadeiras e outras atrações – entre as mais famosas estão as barraquinhas onde ficam a disposição também comidas típicas e totalmente regionais, como a canjica, arroz doce, bolo de milho, curau, amendoim, paçoca, aipim, rapadura e muitas outras opções.
Já as simbologias ficam à cargo das famosas fogueiras, fogos de artifícios, bandeirinhas, mastro, palhas e também a capelinha.

Curiosidades que vale a pena saber!

junina-600x400Curiosamente o dia de São João agrega grandes preparativos, e a festa é tão levada à sério que no Nordeste, em alguns locais, a parir do dia 23 de junho depois do meio dia os trabalhos são suspensos – tudo para que os preparativos possam ser finalizados à todo vapor!
Tudo é enfeitado! Nas regiões mais abastadas, sítios, fazendas e pequenas ruas são preparadas com todo cuidados por meio da colocação de bandeirinhas coloridas que marcam a chegada do dia de São João.
Há ainda a preocupação com a a grande fogueira! A lenha é cuidadosamente preparada, principalmente porque ela precisará dar conta de todos os pratos que serão preparados, como as batatas doces, cebola do reino, mandioca e o tradicional milho verde.
Mas a fogueira tem uma simbologia muito marcante também: é justamente onde as pessoas tendem a se reunir, principalmente os familiares, não somente para aproveitar o momento como também para se aquecer (no período a época é de mais frio, embora o nordeste seja constantemente marcado pelas temperaturas mais elevadas).
A fé ainda permeia outros aspectos dessa festa cultural, como por exemplo o hábito de soltar balões. Segundo os mais devotos, eles são responsáveis por levar os mais diferentes pedidos para o santo no dia de São João (24 de junho).

Leave your thought