Técnicas de Brainstorming

Agência Dmais > Artigo > Técnicas de Brainstorming

As ideias criativas são sem a menor sombra de duvidas uma das habilidades mais importantes para se obter sucesso em praticamente todas as áreas da vida. As grandes ideias tendem a resolver os mais diferentes problemas e podem até mesmo facilitar a vida de muitas pessoas! Por esse motivo, aplicar as técnicas de brainstorming é uma prática essencial!

Muitas pessoas acreditam que boas ideias tendem a surgir de repente e de forma misteriosa, mas é importante ter em mente que uma “ótima ideia” pode sim ser obtida por meio de situações conscientes e por meio de contextos e técnicas!

Não acredita nisso? Não consegue entender como as agências de publicidades (as que mais colocam essa técnica em prática) conseguem colocar boas ideias em ação?

Então confira como isso pode ser possível nesse artigo e saiba como os profissionais de marketing, inventores, designers, e outros conseguem desenvolver as suas habilidades criativas!

Técnicas de brainstorming

Técnicas-de-Brainstorming

O primeiro ponto que vale ser destacado é que as técnicas de brainstorming visão construir o máximo de ideais possíveis (e até mesmo impossíveis, afinal, criar e imaginar é um território infinito!).

Uma das técnicas mais utilizadas pra impulsionar o senso criativo e atrair novas possibilidades e ideias, são os post-its! Parece um tanto quanto básico, não é mesmo? Mas é uma ótima maneira de organizar as ideias!

O conceito desse tipo de recurso é conseguir propor uma ambientação onde simplesmente não haja nenhum tipo de julgamento – se você torceu o nariz para essa técnica, saiba que pode estar seguindo para o lado contrário ao da criatividade!

O que queremos dizer, é que: quando surge uma nova ideia é importante que todos os envolvidos no processo não se permitam recusar ou até mesmo desacreditar do que está sendo proposto.

Por meio do uso de Post-its torna-se possível criar e expor o máximo de ideias, sempre levando em consideração um curto espaço de tempo.

Como organizar esse processo de criação:

  • Geralmente o brainstorming deve ser feito de forma que se reúnam todas as pessoas envolvidas no processo criativo.
  • Cada indivíduo pode ter em mãos um bloco de post-its
  • O conceito do brainstorming deve ser seguido (objetivo), e os envolvidos deverão desenvolver ideias sobre o ponto proposto.
  • Aqui vale tudo: escrever, desenhar, rabiscar, entre outros.
  • Para estimular o senso criativo de maneira mais dinâmica pode-se criar sessões de 15 minutos, por exemplos, considerando pequenas “rodadas criativas”.

 

Ideias loucas ou simplesmente inusitadas? – pois saiba que quanto mais melhor!

I have an IdeaUma das técnicas para criação mais recorrentes é a posição contraditória!

Um ponto é tentar reverter todo o problema ou até mesmo um de seus aspectos e procurar colocar em ação simplesmente o oposto do que os outros efetivamente estão fazendo! – Confuso?

Para ficar mais simples de entender procure seguir os seguintes passos:

  • Procure descrever inicialmente o desafio ou problema que precisa ser resolvido
  • Pegue esse problema ou desafio e o reverta
  • Faça um brainstorm focado em pensar em ideias que possam de fato causar o problema (isso mesmo, você leu certo)
  • Agora junte todas as causas que foram colhidas e as use como um ponto de discussão para criar novas ideias positivas!

 

Mapa mental? É possível? Como fazer?

admission-5-fun-unique-ways-brainstorm-college-essayChamados de “mindmapping” (mapa mental) essa é uma das técnicas mais amadas para quem precisa colocar o brainstorming em ação! Isso porque é uma maneira que exige uma dose de simplicidade e maior facilidade para ser aplicada, bem como rapidez, que é fundamental para quem precisa ter “ideias fora da caixa” mas não conta com um amplo prazo de tempo!

O conceito de “mapa mental” é justamente não pensar durante muito tempo, mas sim em identificar várias saídas para as mais variadas ideias!

Para exercitar essa técnica é preciso:

  • Descrever a questão proposta usando apenas entre uma e três palavras (circule essas palavras)
  • Procurar pensar e escrever em outras palavras que possam ser relacionadas com a original ou ideia. Essas palavras também devem ser circuladas e deve-se usar linhas que as conecte ao centro
  • Depois de esgotar todas as possibilidades, abrir esse mapa com as demais palavras relacionadas.

A Agência Dmais focada em Live Marketing, criação e produção de eventos e ações promocionais utiliza essas técnicas de brainstorming para criar ideias únicas para seus clientes! Se quiser tirar a prova e conhecer os seus diferenciais, vale a pena entrar em contato!

Leave your thought