Como otimizar a verba de marketing da sua empresa

Agência Dmais > Artigo > Como otimizar a verba de marketing da sua empresa

Controlar as despesas na sua empresa é de fundamental importância para manter as contas em dia. Quando não se tem esse acompanhamento é fácil ficar devendo, já que o dinheiro não é infinito, sendo necessário saber onde ele deve ser investimento ou gasto com prioridade. Por isso, é essencial ao seu negócio fazer o planejamento financeiro.

Planejar as finanças consiste basicamente em fazer uma previsão de como vai estar o caixa no fim do mês para que você saiba antecipadamente se vai sobrar dinheiro, se vai faltar, etc. Quando a previsão é que o saldo fique negativo é preciso reduzir as despesas, além de ter que buscar outras formas de aumentar as entradas financeiras do seu caixa, como financiamentos.

Já quando o saldo fica positivo, você pode fazer investimentos e, embora todos os setores necessitem de melhorias de modo constante, o departamento de marketing é um dos que pode converter o que é gasto em um maior número de vendas. Por conta disso o dinheiro empregado nele se trata de um investimento e não apenas de uma despesa.

Mesmo assim, é preciso aprender como definir o orçamento para o marketing da sua empresa a fim de que todas as necessidades sejam supridas e os resultados sejam garantidos. Além disso, é ainda mais indicado que o planejamento não seja feito apenas para o mês atual, mas para os demais também, assim, é possível evitar muitos imprevistos e dores de cabeça.

Dicas para definir o orçamento de marketing

_b99fc474-e856-11e6-93cc-bb55973994db.jpg

Quem usa a internet para divulgar a sua empresa, por meio de sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing e outras plataformas tem a vantagem de reduzir os investimentos com marketing. Muitos desses recursos podem ser usados de modo gratuito, embora a sua empresa precise de pessoas qualificadas para gerir cada ferramenta.

Afinal, para fazer marketing online não basta saber “mexer” no computador, criando um perfil nas redes sociais. Assim, uma das dicas é investir no marketing digital, porém, conforme o seu mercado de atuação a internet não é tão eficiente. E mesmo que seja, muitas vezes, é preciso apostar ainda na divulgação da sua marca de maneira mais próxima do seu público alvo.

Na maioria das vezes, para fazer isso é necessário contar com recursos financeiros suficientes para material publicitário impresso e para promover demais ações. Todas essas despesas, então, devem estar previstas na hora de definir o orçamento de marketing. Outra dica é planejar as suas ações para os próximos meses e orçar o quanto cada ação vai custar.

Dessa forma, é possível fazer uma boa previsão mês a mês e colaborar com o planejamento financeiro da sua empresa como um todo. Se você gerencia o setor de marketing, mas não é o administrador, essa organização vai ser bem vista pelo seu superior. Dessa forma, estão reduzidas as chances do seu setor não receber o orçamento solicitado.

Como economizar no orçamento para marketing

É possível prever um investimento menor com as campanhas publicitárias da sua empresa não só quando se faz uso do marketing digital. Existem diversas maneiras de gastar menos dinheiro na hora de imprimir na gráfica o material para suas campanhas. Entre elas, fazer parcerias com gráficas que ofereçam o melhor custo benefício.

Outra dica é produzir um maior volume de materiais, uma vez que dessa forma o valor unitário de cada impresso sai mais barato. Para tanto, você pode desenvolver com a sua equipe panfletos, cartazes, folders e demais, conforme a necessidade, que possam ser usados em diversos momentos.

Essa medida também vai facilitar a rotina do seu setor. Mais uma dica é organizar muito bem as campanhas de marketing, estipulando prazos e responsáveis, para que as ações sejam feitas do jeito planejado. Essa também é uma forma de economizar, pois um menor número de ações bem feitas podem surtir mais resultados do que muitas ações, que custam mais.

É preciso ainda desenvolver ações de marketing eficientes, que atraiam o seu público alvo e gerem mais vendas. A Agência Dmais é especialista em live marketing, bem como na criação e produção de ações e eventos. Também conta com uma equipe totalmente qualificada para ajudar a sua empresa a criar as campanhas mais assertivas.

Clique aqui (link http://www.agenciadmais.com/) e confira o seu trabalho.

Leave your thought