Ideias para inovar amigo secreto e fazer um endomarketing diferenciado

Agência Dmais > Artigo > Ideias para inovar amigo secreto e fazer um endomarketing diferenciado

Quando chega o final do ano é inevitável que nas empresas as pessoas comecem a falar sobre a possibilidade de fazer amigo secreto. Essa brincadeira de trocas de presentes, que é feita próximo ao Natal, já é bem tradicional nas famílias e o costume também se estendeu ao ambiente de trabalho.

Nada mais normal, até porque muitas pessoas passam mais tempo com os colegas de trabalho do que em casa com suas famílias, não é mesmo? Claro que sempre tem alguns colaboradores que não se animam tanto em participar do amigo secreto, mas no geral a ideia agrada muito e também auxilia na integração dos funcionários.

E para agradar a gregos e troianos e de quebra fazer um endomarketing diferenciado na sua empresa, que tal inovar no amigo secreto da sua empresa? A seguir, confira algumas ideias, no entanto, para que a brincadeira combine com os seus participantes sugerimos se possível, pedir a opinião deles.

Quando as atividades corporativas possuem como público alvo a sua equipe, nada melhor do que perguntar o que eles preferem. Assim, não se corre o risco de fazer algo que não os deixem completamente satisfeitos. Afinal, funcionário satisfeito sente-se valorizado e motivado a trabalhar com mais empenho.

Como inovar no amigo secreto da empresa

Existem muitas dicas para deixar o amigo secreto na sua empresa totalmente inovador. E já que a reclamação de muitas pessoas, na hora de organizar a brincadeira, é porque nunca sabem o que escolher para dar de presente ao colega, algumas dicas também acabam com a discussão.

Nesse sentido, os amigos temáticos são os mais indicados, já que é possível estipular um tipo de presente, assim, fica mais fácil de comprar uma lembrança e todos ganham algo similar. Confira a seguir as dicas:

  • Amigo temático: é simples, escolhe-se um tipo de presente e todos devem dar a mesma coisa, como livro, camiseta, etc, mesmo assim sempre é possível usar a criatividade;
  • Amigo guloso: nessa ideia de amigo secreto é preciso presentear apenas com guloseimas, como cupcakes, brigadeiros e bombons;
  • Amigo drink: se todos os integrantes da equipe gostam de degustar um delicioso drink, vinho ou destilado, a dica é que sejam trocados esses tipos de presente;
  • Amigo erótico: essa dica de amigo secreto funciona para dar uma animada, já que são trocados brinquedos eróticos. Porém, pode ser mais adequado a pequenas equipes.
  • Amigo surpresa: esse tipo de amigo secreto é ideal para quem tem dificuldade em comprar qualquer presente, pois só no dia da entrega o amigo é sorteado.
  • Amigo da onça: esse é um tipo de amigo às avessas ou inimigo secreto, porque a ideia é comprar um presente engraçado para entregar ao colega.
  • Amigo reciclado: poderia ser chamado de amigo sentimental, já que a ideia é passar adiante algo que seja seu.
  • Amigo ladrão: mais uma forma bem diferente de fazer a brincadeira é reunir todos os presentes e, depois, um a um, por meio de sorteio escolhe o presente que quiser.
  • Amigo solidário: esse amigo pode substituir o amigo secreto tradicional ou ser feito os dois, sendo que a ideia é ajudar instituições beneficentes. Assim, cada um sorteia o nome de uma instituição para ajudar de alguma forma, como doação ou visita.

Dicas para amigo secreto diferenciado

Independente do tipo de amigo secreto que for feito em sua empresa, é possível inovar no momento da troca dos presentes. Ao invés de apenas reunir as pessoas no fim do experiente, é possível organizar um jantar ou happy hour para criar um momento de descontração e integração com a equipe fora do ambiente de trabalho.

A troca de presente pode ser feita ainda durante a confraternização de final de ano, mais um momento especial que a empresa pode aproveitar para investir em um endomarketing diferenciado. De qualquer forma, é importante fazer com que os participantes do amigo secreto se detenham mais na troca do que no presente em si.

Essa brincadeira serve para reunir a equipe, confraternizar e se conhecerem melhor. Desse modo, não se deve estimular a compra de presentes de alto valor. Para evitar que haja excessos, uma dica é estipular um valor máximo.

E para ajudar a organizar o seu amigo secreto, a confraternização de final de ano e demais eventos nada melhor do que contar com uma equipe especializada. A Agência Dmais possui profissionais capacitados, clique aqui (link http://www.agenciadmais.com) e conheça o seu trabalho.

Leave your thought