Qual a importância de investir no endomarketing

Agência Dmais > Artigo > Qual a importância de investir no endomarketing

Basicamente, endomarketing se refere a todas as ações que são realizadas dentro de uma empresa e que tenham como foco os colaborares, funcionando como um marketing interno. A expressão simples de explicar é bastante rica em conteúdo, uma vez que pode ser colocada em prática de uma série de maneiras e, hoje em dia, com o uso da tecnologia, tudo fica mais fácil.

Além disso, com o passar dos anos, o endomarketing ampliou a sua forma de atuação. Se há alguns anos se resumia aos e-mails corporativos que os funcionários recebiam e a um espaço virtual de recados, atualmente, o seu conceito abrange todas as ações voltadas aos funcionários para melhorar a comunicação e o engajamento.

Ações que promovem o reconhecimento profissional, treinamentos, sorteio de prêmios, palestras motivacionais e workshops são bons exemplos de endomarketing. Todas essas experiências promovem uma maior participação dos colaboradores dentro da empresa.

Por consequência, não só a produtividade aumenta, como também a qualidade do trabalho que e desempenhado. Isso quer dizer que o endomarketing traz benefícios para todos os lados, empregados mais satisfeitos e diretoria com melhores resultados em decorrência do maior comprometimento dos seus colaboradores.

Dicas para fazer endomarketing na sua empresa

Já que a ideia do endomarketing é a de promover um maior engajamento dos colaboradores, fazendo com que “vistam a camiseta”, é importante que a empresa como um todo tenha uma postura de inclusão. Dessa forma, é preciso que ela conte com canais de comunicação que permitam aos funcionários darem sugestões e a sua opinião.

Outra dica para fazer endomarketing na sua empresa e que pode servir de orientação para as atividades posteriores é uma pesquisa de opinião com os colaboradores. Assim, é possível traçar o seu perfil, quais são os seus desejos, sonhos, o que buscam em uma empresa e de que maneira se enxergam dentro da engrenagem corporativa.

Todas essas informações são úteis ainda para orientar as próprias campanhas de endomarketing, já que de nada adianta promovê-las se não vão ao encontro dos anseios do público alvo. Nesse sentido, os benefícios oferecidos pela empresa também entram nas campanhas de endomarketing, como auxílio educação e auxílio cultura.

Outro exemplo são os planos de carreira transparentes. Mesmo ações mais básicas devem continuar a integrar as ações de endomarketing no meio virtual, como e-mail corporativo, canais online para a troca de informações, avisos e lembretes, como os aniversariantes do dia.

É possível ainda criar uma rede social interna para aumentar o engajamento. Até mesmo o mural físico para recados é uma simples, porém, muito eficiente ação de endomarketing.

Como criar campanhas de endomarketing de sucesso

Além de ações cotidianas responsáveis pela manutenção do endomarketing na sua empresa, é importante criar um calendário de eventos internos, voltados para os colaboradores. Nesse sentido, são bem vindas as confraternizações e demais eventos de integração, como gincanas e premiações.

Muito eficiente ainda são os momentos de capacitação, como treinamentos e workshops, que não só enriquecem o conhecimento dos empregados, como também reflete na produção, trazendo vantagens para a empresa. Outra dica é investir no crescimento profissional dos seus colaboradores, sendo que entram nessa categoria as palestras motivacionais.

Elas não só dão uma quebra positiva na rotina como ajudam os funcionários a trabalharem de maneira mais leve e positiva, sabendo como enfrentar os desafios do dia a dia. Mas para que todas essas campanhas de endomarketing atinjam os objetivos requeridos, é necessário que se encaixem nas necessidades dos empregados.

Ou seja, é importante abordar temas que façam parte de suas vidas, mesmo os momentos de confraternização devem ter a cara dos colaboradores. É dessa maneira que estão garantidas as chances de sucesso de todas as ações voltadas ao endomarketing promovidas pela empresa.

E para realizar campanhas de engajamento com sucesso nada melhor do que contar com profissionais capacitados. Nessas horas, ter o apoio de uma empresa com expertise no assunto pode ser decisivo no alcance dos objetivos com muito mais eficiência.

A Agência D+ é especializa em Live Marketing, atuando na criação e produção de ações e eventos que atendem empresas dos mais diversos segmentos de mercado. Clique aqui (link www.agenciadmais.com) e conheça essa empresa que pode desenvolver campanhas de endomarketing do jeito certo.

Leave your thought